domingo, janeiro 15, 2012

Clarice Lispector: Maravilha da literatura!

Olá Bonitas!
Então, ali no "Quem sou eu"  confesso para todos minha verdadeira paixão pelos textos de Clarice Lispector.
Bom, lembro bem de quando li pela primeira vez algum trecho dos seus textos. Eu adorei, ela era genial.

Com textos difícies de interpretar, ela sempre trouxe sua grandiosidade para a literatura brasileira.

Estudei Clarice Lispector na escola quando entramos na Semana de arte Moderna. E foi com muito prazer que prestei a atenção pra ouvir falar dela.


Tô pensando em ler um dos seus livro todos pelo pc mesmo, odeio isso, mas acho que vou me sacrificar.


Não vim aqui contar a história de vida dela para vocês. Mas para mostrar a vocês alguns dos meus trechos preferidos escritos por ela.


Este por exemplo, do tripé estável (não trouxe o texto todo)




"Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar. Estou desorganizada porque perdi o que não precisava?”
EU conheci só esse trecho e ganhei um ponto numa avaliação porque me lembrava dele, porque eu gostei muito. Aí, comentei o que ela dizia, e me garanti.
Ela me salvou ! rs


Vamos ver se você conhece algum. Talvez nem saiba que é dela né!


"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento"


"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."


"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.
(Perto do Coração Selvagem)" 

(esse foi o primeiro que li dela, sem saber quem era a autora)


"Sou como você me vê.
Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania,
Depende de quando e como você me vê passar."
(Básico de comunidade no orkut!)

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... 
Ou toca, ou não toca."

"E se me achar esquisita,
respeite também.
até eu fui obrigada a me respeitar."
"Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito"

"...Que minha solidão me sirva de companhia.
que eu tenha a coragem de me enfrentar.
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir
como se estivesse plena de tudo."

"Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim."

''Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo." 
(Adoro essa!)

"Ter nascido me estragou a saúde"

"Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse pleno de tudo..."

"Sinto a falta dele
como se me faltasse um dente na frente:
excrucitante"

"Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar essa pessoa de nossos sonhos e abraçá-la."

"Perder-se também é caminho."

"Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca."

Bom, bem cara de Clarice né?
Para quem conhece essa escritora maravilhosa sabe que ela tem milhares de textos bons. Foi por isso que quis compartilhar aqui com vocês. Espero que vocês ainda leiam bem mais frases dela. E que gostem é claro!

O que vocês acham dela? Conhecem algum trecho dela? Qual é o preferido?
Ótimo fim de semana bonitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, é sempre um prazer saber o que vocês leitores tem a dizer sobre o que postamos.
Obrigada por comentar e por visitar o blog.

É sua primeira vez aqui? Seja bem-vinda!